.: Exercícios | Revisão | Variações Linguísticas


1. Leia os diálogos abaixo e identifique a região do Brasil:

a) – Oxente, menino! Tu não vai pra escola, não?
– Vou já, mainha, só tô esperando a chuva passar.

b) – Guri, traz o chimarrão aqui pro pai!
– Já tô indo, tchê!

c) – Uai, cê num viu que o ônibus passou?
– Ah, trem danado! Perdi de novo.

d) – E aí, mano! Bora jogar bola mais tarde?
– Fechou, parça! Te vejo na quadra.

Agora, responda:

a) Qual dos diálogos provavelmente acontece no Nordeste?
Letra: _______

b) Em qual há marcas do Sul do Brasil?
Letra: _______

c) Onde aparecem expressões comuns de Minas Gerais?
Letra: _______

d) E o diálogo típico de São Paulo / Sudeste?
Letra: _______


2. Observe os trechos abaixo e responda:

- E aí, mano, vamo no rolê hoje?
- Boa tarde, senhor. Deseja ir ao passeio mais tarde?

a) Em qual das frases o falante está usando uma linguagem informal? Por quê?
b) Quando usamos esse tipo de linguagem? Dê um exemplo do seu dia a dia.
c) A segunda frase é mais formal. Quando usamos esse tipo de fala?


3. Leia o quadrinho e responda:
(Imagine um personagem dizendo:)
- Num vô ali agora não, sô. Tô cansado dimais da conta!”

a) Que tipo de variação aparece na fala do personagem?
( ) Regional
( ) Etária
( ) Profissional

b) Essa fala representa que região do Brasil?
c) Reescreva a fala acima com a norma-padrão da língua portuguesa.


4. Escrevas somente a alternativa correta:

As variações linguísticas acontecem por causa de:

a) erros de português
b) preguiça de falar corretamente
c) diferentes regiões, situações e grupos sociais
d) pessoas que não estudam

Resposta: ____________



5. Crie você!
Escreva duas frases com o mesmo significado, mas usando linguagens diferentes:

Frase informal:
____________________________
Frase formal: ____________________________


6. Leia as frases abaixo e diga qual tipo de variação linguística aparece em cada uma:
(regional, social, ou situacional)

a) “Oxente, tu não vai pra escola hoje, não?”
Tipo de variação: _______________________

b) “Boa tarde, senhor. Poderia me informar onde fica a secretaria?”
Tipo de variação: _______________________

c) “E aí, véi, bora jogar uma partida?”
Tipo de variação: _______________________

d) “Bah, que frio, hein!”
Tipo de variação: _______________________

e) “Prezado cliente, agradecemos pela preferência.”
Tipo de variação: _______________________


7. Leia as situações e marque com um “X” a frase que melhor combina com cada uma delas:

a) Um aluno pedindo licença ao professor para ir ao banheiro:
( ) “Prof, posso dar um pulo lá fora rapidinho?”
( ) “Professor, com licença: posso ir ao banheiro?”

b) Um bilhete deixado para um amigo:
( ) “Favor comparecer ao endereço abaixo às 14h.”
( ) “Oi! Te espero lá em casa às duas, blz?”

c) Um anúncio no rádio sobre uma promoção:
( ) “Aproveite agora! É só hoje, minha gente!”
( ) “Venha aproveitar esta oportunidade imperdível em nossa loja.”


8. Transforme as frases abaixo, mantendo o mesmo sentido, mas mudando o jeito de falar.

a) De informal para formal:
Frase original: “Tô sem grana hoje.”
Reescrita: _________________________________________________

b) De formal para informal:
Frase original: “Solicito que me envie o material por e-mail.”
Reescrita: _________________________________________________

c) De regional para norma-padrão:
Frase original: “Uai, cê num viu que ele saiu?”
Reescrita: _________________________________________________

d) Da norma-padrão para uma forma regional (pode escolher a região):
Frase original: “Ele vai para a escola agora.”
Reescrita: _________________________________________________


7. “Num vô ali agora não, sô. Tô cansado dimais da conta!”

a) Que tipo de variação aparece nessa fala?
Resposta: _________________________________________________

b) Você consegue dizer de qual região do Brasil essa fala parece vir?
Resposta: _________________________________________________

c) Reescreva a fala acima usando a norma-padrão da língua portuguesa.
Resposta: _________________________________________________


8. Observe a frase abaixo e responda às questões:
“Mano, eu fiquei bolado com aquele vacilo na prova, cê viu?”

a) Destaque duas gírias presentes nessa fala.
b) Reescreva a frase acima em linguagem formal.

9.  Leia os trechos abaixo e identifique o que muda entre eles:
Trecho A: “Ei, tia, me vê um salgado aí, por favor?”
Trecho B: “Boa tarde, senhora. Poderia me vender um salgado, por gentileza?”

a) Quem você acha que está falando em cada trecho? (Ex: criança, adulto, cliente...)

Trecho A: ___________________________
Trecho B: ___________________________

b) Qual trecho usa a linguagem mais formal? Por quê?

c) Reescreva o Trecho A de forma mais formal:


10. Desenhe um quadrinho com dois personagens de regiões diferentes do Brasil conversando.

Na 1ª fala, um personagem usa uma expressão típica da sua região.
Na 2ª fala, o outro personagem estranha ou pergunta o que significa.
Na 3ª fala, o primeiro explica e os dois riem ou se entendem.

Dica: Você pode usar expressões como "oxente", "uai", "bah", "mano", "parça", etc. Espaço para desenhar.

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