1. Leia os diálogos abaixo e identifique a região do Brasil:
a) – Oxente, menino! Tu não vai pra escola, não?
– Vou já, mainha, só tô esperando a chuva passar.
b) – Guri, traz o chimarrão aqui pro pai!
– Já tô indo, tchê!
c) – Uai, cê num viu que o ônibus passou?
– Ah, trem danado! Perdi de novo.
d) – E aí, mano! Bora jogar bola mais tarde?
– Fechou, parça! Te vejo na quadra.
Agora, responda:
a) Qual dos diálogos provavelmente acontece no Nordeste?
Letra: _______
b) Em qual há marcas do Sul do Brasil?
Letra: _______
c) Onde aparecem expressões comuns de Minas Gerais?
Letra: _______
d) E o diálogo típico de São Paulo / Sudeste?
Letra: _______
2. Observe os trechos abaixo e responda:
- E aí, mano, vamo no rolê hoje?
- Boa tarde, senhor. Deseja ir ao passeio mais tarde?
a) Em qual das frases o falante está usando uma linguagem informal? Por quê?
b) Quando usamos esse tipo de linguagem? Dê um exemplo do seu dia a dia.
c) A segunda frase é mais formal. Quando usamos esse tipo de fala?
3. Leia o quadrinho e responda:
(Imagine um personagem dizendo:)
- Num vô ali agora não, sô. Tô cansado dimais da conta!”
a) Que tipo de variação aparece na fala do personagem?
( ) Regional
( ) Etária
( ) Profissional
b) Essa fala representa que região do Brasil?
c) Reescreva a fala acima com a norma-padrão da língua portuguesa.
4. Escrevas somente a alternativa correta:
As variações linguísticas acontecem por causa de:
a) erros de português
b) preguiça de falar corretamente
c) diferentes regiões, situações e grupos sociais
d) pessoas que não estudam
Resposta: ____________
5. Crie você!
Escreva duas frases com o mesmo significado, mas usando linguagens diferentes:
Frase informal: ____________________________
Frase formal: ____________________________
6. Leia as frases abaixo e diga qual tipo de variação linguística aparece em cada uma:
(regional, social, ou situacional)
a) “Oxente, tu não vai pra escola hoje, não?”
Tipo de variação: _______________________
b) “Boa tarde, senhor. Poderia me informar onde fica a secretaria?”
Tipo de variação: _______________________
c) “E aí, véi, bora jogar uma partida?”
Tipo de variação: _______________________
d) “Bah, que frio, hein!”
Tipo de variação: _______________________
e) “Prezado cliente, agradecemos pela preferência.”
Tipo de variação: _______________________
7. Leia as situações e marque com um “X” a frase que melhor combina com cada uma delas:
a) Um aluno pedindo licença ao professor para ir ao banheiro:
( ) “Prof, posso dar um pulo lá fora rapidinho?”
( ) “Professor, com licença: posso ir ao banheiro?”
b) Um bilhete deixado para um amigo:
( ) “Favor comparecer ao endereço abaixo às 14h.”
( ) “Oi! Te espero lá em casa às duas, blz?”
c) Um anúncio no rádio sobre uma promoção:
( ) “Aproveite agora! É só hoje, minha gente!”
( ) “Venha aproveitar esta oportunidade imperdível em nossa loja.”
8. Transforme as frases abaixo, mantendo o mesmo sentido, mas mudando o jeito de falar.
a) De informal para formal:
Frase original: “Tô sem grana hoje.”
Reescrita: _________________________________________________
b) De formal para informal:
Frase original: “Solicito que me envie o material por e-mail.”
Reescrita: _________________________________________________
c) De regional para norma-padrão:
Frase original: “Uai, cê num viu que ele saiu?”
Reescrita: _________________________________________________
d) Da norma-padrão para uma forma regional (pode escolher a região):
Frase original: “Ele vai para a escola agora.”
Reescrita: _________________________________________________
7. “Num vô ali agora não, sô. Tô cansado dimais da conta!”
a) Que tipo de variação aparece nessa fala?
Resposta: _________________________________________________
b) Você consegue dizer de qual região do Brasil essa fala parece vir?
Resposta: _________________________________________________
c) Reescreva a fala acima usando a norma-padrão da língua portuguesa.
Resposta: _________________________________________________
8. Observe a frase abaixo e responda às questões:
“Mano, eu fiquei bolado com aquele vacilo na prova, cê viu?”
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